Por que é mais barato testar um protótipo do que o produto final?

Porque o tempo necessário para criar e testar um protótipo é infinitamente menor do que o esforço para criar um produto final.  Como o custo do projeto é calculado com base no tempo necessário para criação e produção, gastar menos tempo significa gastar menos dinheiro. Usando protótipos é possível gastar 10 vezes menos tempo e dinheiro no projeto. 

Vamos a um exemplo prático. O cliente pediu para criar uma tela do aplicativo mostrando um operador “Aguardando ajuste de máquina”.  

No protótipo em papel e caneta, o desenho foi feito em 30 segundos, o protótipo digital criado no adobe photoshop foi feito em 4 minutos,  e o produto final que é uma tela do aplicativo android feito pelo desenvolvedor de software em 35 horas

Desenho em papel.  Tempo de produção 30 segundos.

Protótipo digital no Adobe Photoshop.  4 minutos.

Desenvolvimento da tela do aplicativo android.  35 horas. 

Percebeu a diferença de esforço?  

Agora imagina que essa mesma tela após feedback do usuário do sistema necessite um pequeno ajuste.  Essa pequena alteração no protótipo de papel e caneta irá custar 30 segundos, o protótipo digital irá custar uns 3 minutos. Já a alteração no aplicativo (produto final) irá custar 20 horas

Fazendo essa conta para um aplicativo com 15 telas para o usuário, o custo das mudanças será de: 

  • Papel e caneta = 8 minutos
  • Protótipo digital = 45 minutos
  • Desenvolvimento do aplicativo = 300 horas

É claro que o teste final será feito no aplicativo desenvolvido, porém antes de desenvolver a primeira versão do aplicativo é possível simular e testar diversos cenários apenas com os protótipos.

Podemos garantir que mais de 80% de toda a idéia pode ser simulada e validada inicialmente com o desenho em papel e caneta e o restante pode ser testado com simulações do ambiente real.

Como fazer essa mágica? Aplicando o método Design Sprint.

A Design Sprint é uma metodologia de resolução de problemas criada por Jake Knapp, designer do Google, que aplicou a técnica dentro da Google Ventures, a aceleradora de startups da gigante do vale do silício.

A metodologia Design Sprint fornece todas as ferramentas para testar e aplicar novas idéias em apenas 5 dias. É isso mesmo, em 5 dias é possível você tirar uma grande ideia da cabeça e transformá-la em um projeto de sucesso. Usando o tempo de forma eficiente é possível criar um grande projeto neste período gastando muito pouco. 

Quer saber mais sobre a metodologia Design Sprint? Entre em contato conosco e vamos conversar.

Leave a Comment

Your email address will not be published.